
Estou feliz porque José Araújo foi mais uma vez homenageado com a presença de mais de sete centenas de atletas de ambos os sexos e todos escalões e, sobretudo, porque tivemos a sua presença, da sua esposa e da sua escola de atletismo, pese embora os seus 84 anos!

José Araújo continua ligado à modalidade pelo segmento da formação e captação de jovens. E se os seus mais de 70 anos ligado às corridas não bastassem, o facto de não largar esta tarefa, mais a sua dedicação, seriam merecedores desta singela, mas sentida, homenagem que a Junta de Freguesia de Campolide lhe vem prestando ao longo destes últimos três anos.

Estou também satisfeito com os números (neste momento só tenho os da prova de 10km) de participantes desta edição. Houve um aumento de 102 chegados (+28.02%) que o ano passado. Passámos de 364 para 466, não obstante o limite de 400 inscrições. Nos últimos dias válidos para a inscrição, os pedidos foram tantos que houve necessidade de condescendência, o que levou as inscrições até ao máximo de 520!
Há atletas que questionam o porquê deste limite. A razão que leva a este procedimento tem a ver, fundamentalmente, com dois aspectos:
1 - O limite de capacidade, logística e humana, duma autarquia que não nada em dinheiro nem em recursos humanos, e apesar do empenho, generosidade e acção do movimento associativo na freguesia, que tudo tem feito para nos apoiar, há que reconhecer que o tempo dos “carolas” e voluntarismo já não é o que era!
2 - O receio de pormos em causa a segurança e integridade física dos atletas, à entrada e saída, e até durante o percurso na galeria do aqueduto, porque não, e por via disso a prova vir a perder qualidade. Nós queremos continuar a ver os semblantes dos atletas à chegada, com expressões algo pesadas face ao exigente troço entre os kms 4.5 e 6.5, mas todos, ou quase, com um sorriso nos lábios e a dizer mais ou menos isto: “vale a pena fazermos aquelas subidas, a panorâmica cá de cima é maravilhosa!” “ Que espectáculo! É pena ser só um quilómetro em cima do aqueduto!”
Sem comentários:
Enviar um comentário