segunda-feira, 3 de novembro de 2008

DESPORTO, LAZER E TURISMO…

Continuação...

Ainda assim não me posso queixar. Apesar de não ser um quadro superior, bem pelo contrário, sou operário da construção civil, ando nisto há trinta e tal anos e, com mais ou menos dificuldades tenho-me mantido por cá.

Recordo-me de ter passado por duas situações de ordenados em atraso – finais dos anos 70, princípios dos anos 80. Receber ao dia 37, 38 ou 45, era muito doloroso! Se fosse hoje, jamais poderia participar em tantas provas. Naquele tempo havia mais espírito colectivo, havia mais solidariedade, havia mais voluntariado. Não havia provas com inscrições pagas, e em Lisboa e arredores havia muitas provas.

Infelizmente em Portugal não havia sapatos de corrida de alta qualidade que custassem um terço do ordenado mínimo como há hoje (se havia eu nunca soube. Também não valia a pena saber, não tinha dinheiro para os comprar!). Mas para aquela altura ainda bem, pois assim não tínhamos a tentação dos comprar e com qualquer cem escudos compravam-se um par de sapatilhas – provavelmente as consequências disso estão hoje a emergir (dores na coluna).

Felizmente o país cresceu, evoluiu socialmente e economicamente, todavia como tudo na vida, há altos e baixos, nesta altura estamos a entrar – ou já entrámos – numa fase má, e esta época, face à crise económica ou financeira, não poderei participar em tantas provas (30) como na época passada.
Para participar nestas 30 provas, percorri de carro 5185 km de norte a sul do país. Visitei 23 localidades de 22 concelhos, 6 distritos e uma região autónoma (Açores, 2 vezes). Gastei 777.75 € com a viatura e…2155.90€ no total!!!

Fiz 689 km de treino (muito pouco), 364 km de competição, 27h27m45s à média de 4m41s, uma taça, algumas medalhas, muitos brindes, lembranças regionais e… as inevitáveis camisolas (32)!!!

A bem da justiça, há que referir que os custos das inscrições foram suportados pelo AFIS/OVAR, clube que represento há dois anos e representarei até à Meia Maratona da Nazaré.

Um Abraço e até à próxima.

Orlando Duarte

1 comentário:

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Especialmente para o Orlando: Uma boa Meia da Nazaré, onde eu, por variados motivos, não estarei este ano.

Ana Pereira

 
Free counter and web stats